sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Perfis de Cores ICC

Mais um artigo interessante…

Algumas respostas sucintas a perguntas frequentes.

O que é um perfil ICC?
Um perfil ICC é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Pode ser usado em conjunto com a tecnologia ColorSync da Apple e aplicações como por exemplo o Adobe Photoshop para corrigir imagens de cores, igualar cores tão próximo quanto possível do scanner ao monitor e à impressora e provas, e também simular a aparência de imagens de máquinas impressoras.
ICC significa International Color Consortium – Consórcio Internacional de Cores, o qual é um grupo de fabricantes líderes de produtos de imagem digital que inclui Adobe, Agfa, Apple, Fuji, Microsoft entre outros. O ICC tem desenvolvido especificações para descrever como os dispositivos criam cor e esta informação está incorporada na estrutura de um perfil ICC.

Porquê perfis personalizados?
Dispositivos diferentes criam cores diferentemente. Mesmo duas impressoras do mesmo modelo e marca irão requerer ajustes ligeiramente diferentes para produzir a mesma cor (e irão produzir cores ligeiramente diferentes com os mesmos ajustes).
Perfis personalizados (feitos sob encomenda) tomam muitos factores em conta incluindo a cor do papel, textura, ajustes de impressora além de outros. A única forma de assegurar que se está a receber a mais exacta e fiel imagem possível é usar um perfil que foi criado especialmente para o seu equipamento, papel, tintas e ajustes.
Pelos motivos acima, os “perfis genéricos”, que algumas vezes acompanham os dispositivos de geração de cores ou sendo oferecidos isoladamente por empresas ao mercado, não irão garantir a equalização na cor.

Que informações estão contidas no perfil da impressora?
Um perfil ICC de impressora contém um espantoso montante de informações. Quando a sua impressora está caracterizada no processo de levantamento de perfil, todos os aspectos do processo de impressão são tomados em consideração. A seguir apresentamos uma lista que serve como uma ilustração de alguns itens capturados pelo perfil da impressora. É importante notar que se houver mudanças num dos ingredientes da lista, o perfil pode tornar-se inválido e o dispositivo pode necessitar de ser recalibrado ou de um novo perfil ser criado.
Também é importante o controle do processo de impressão em máquinas impressoras offset, flexo e rotogravura, em especial o densitométrico, pois a variação da carga das tintas impressas pode invalidar o perfil criado.

Algumas das informações contidas no perfil ICC: Ganho de ponto; Registo; Tintas; Substrato, Temperatura; humidade; UCR; GCR; Reticulação; Resolução; Ajustes do Driver e de Aplicações; Calibração; Ajustes de arquivos de imagens,...

As cores serão exactas com a aplicação do ICC?
Não se deve esperar uma igualdade absoluta entre o monitor (o qual precisa, naturalmente, ser de boa qualidade, não muito antigo, e apropriadamente calibrado) e o perfil impresso. Isto é devido a diferenças físicas entre o monitor e a saída de impressão. Entretanto, quando o impresso é visto sob condição de iluminação padrão de 5000º K (D50) a aproximação pode ficar bem maior.
Da mesma forma não se deve esperar uma exactidão absoluta entre a prova de contrato e a impressora digital, devido a diferenças físicas nos suportes e diferenças na tinta e papel usados na impressora. Os materiais de consumo para impressoras desktop não são necessariamente produzidos para tolerâncias profissionais de lote a lote. O resultado, entretanto, pode ficar bastante próximo, se a comparação for feita sob condição de iluminação padrão de 5000º (D50).

Como uso os meus perfis?
Perfis são bastante versáteis e podem ser usados em muitas e diferentes formas. Eles podem ser usados para igualar cores, de forma que a imagem produzida no scanner pareça correcta no monitor e seja impressa correctamente. Perfis de máquinas impressoras e outros dispositivos de saída podem ser usados pelo designer para simular a aparência de uma imagem tanto no monitor como na impressora. Em alguns casos os perfis podem também ser usados para corrigir problemas de cores nas imagens.
Perfis são usados cada vez que uma imagem é transformada de um formato para outro. Então quando se faz uma separação de um arquivo RGB para CMYK no Photoshop 5.x, um perfil RGB de origem e um perfil CMYK de destino são usados para calcular a separação.

Quantos perfis de impressoras preciso?
Se usarmos sempre as mesmas tintas e exactamente o mesmo papel, pode-se precisar apenas de um perfil. Mas cada vez que se usar diferentes tintas ou papeis, deverá usar-se um perfil diferente.
Os perfis são intencionados para caracterizar o processo de impressão. Alterando-se qualquer parte do processo e ele tiver um efeito nas cores produzidas, necessitar-se-á de um perfil diferente.

Por quanto tempo o perfil é válido?
O perfil permanecerá válido até que alguma coisa ocorra mudando a forma como a impressora irá produzir cores. Mudar o papel, trocar a cabeça impressora, ou comprar tintas de um diferente fabricante podem invalidar o seu perfil e requerer a feitura de um novo.

Os perfis podem ser ajustados posteriormente à sua construção?
Acontecem casos em que o cliente deseja aproximar ainda mais algum aspecto do resultado a um original, e para isto pode haver um ajuste no perfil após a sua construção – por exemplo, para ressaltar a luminosidade ou para aumentar a saturação mantendo o balanceamento das cores assim como reduzir diferenças subtis entre o impresso e o original. Entretanto, este ajuste no perfil pode, eventualmente, beneficiar uma parte da imagem em detrimento de outras.

Como posso calibrar e impor um perfil ICC no meu monitor?
Cada monitor originalmente apresenta cores diferentes para os mesmos números RGB. A solução mais económica é utilizar as possibilidades de seu sistema. Tanto o ColorSync 2.5 ou superior da Apple como o Adobe Photoshop (Mac e Windows) incluem um calibrador visual que o leva através do processo de calibração visual e de imposição de perfil do monitor.
Entretanto a exactidão do resultado depende do olho do operador, que pode variar de um dia para outro ou com diferentes pessoas quanto à percepção.
Assim, o ideal é a compra de um calibrador de monitor (Ex.: O Spectrocam que é fornecido pela ITG) e de um software para perfis ICC em monitores, os quais são simples de se usar e razoavelmente económicos.

Como posso impor um perfil para o meu scanner?
Um perfil de scanner é também relativamente fácil de criar além de que scanners não descalibram com facilidade. Alguns scanners (Ex.: Linocolor e Agfa) incluem software e padrões de teste para criar perfis.

Uso Windows – posso continuar a usar perfis ICC?
Todos os perfis ICC, se construídos apropriadamente, podem ser usados em computadores Mac ou Windows. A sua capacidade para usá-los depende mais das suas aplicações do que do sistema operacional. A maioria dos produtos Corel e Adobe usam perfis em ambas plataformas de computador. Para outros produtos nós sugerimos que você consulte seus manuais e o fabricante. Também, assegure que você teste suas aplicações do uso de perfis cuidadosamente. Nem todas as aplicações usam perfis correctamente.

O que é o serviço de construção remota de perfil ICC?
O fluxo de trabalho baseado em gerenciamento de cores obriga o investimento numa tecnologia nova com a compra do necessário hardware e software para a realização de todas as tarefas internas pela empresa, assim, como o treinamento apropriado do pessoal técnico e tempo disponível para que se consiga o compatível entendimento e condições para a criação e manutenção óptima de trabalhos baseados em perfis ICC.
O conceito de construção remota de perfis leva a empresa a obter perfis de qualidade a um custo inicial mais baixo, sem tirar seu pessoal chave do ciclo de produção para treinamento assim como desobrigará a necessidade inicial da aquisição dos equipamentos associados com a instalação interna do sistema de gerenciamento de cores.
No entanto, mesmo sendo os perfis construídos remotamente, a empresa já estará operando dentro do fluxo de trabalho baseado em gerenciamento de cores o que permitirá seu pessoal tornar-se fluente no assunto e possibilitando um entendimento e decisão de investimento muito melhor e mais fácil. Também o processo de treinamento será encurtado devido ao aumento do nível de conhecimento obtido pelo pessoal técnico enquanto trabalhando dentro do ambiente de cores gerenciadas.

http://www.itgcom.com/perfilICC/respostas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário