segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RADIAÇÃO

RADIAÇÃO é o processo de transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até ao outro, através do espaço que os separa. Sendo uma transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas, a radiação não exige a presença do meio material para ocorrer, isto é, a radiação ocorre no vácuo e também em meios materiais. Entretanto, não são todos os meios materiais que permitem a propagação das ondas de calor através deles. Toda a energia radiante, transportada por onda de rádio, infravermelha, ultravioleta, luz visível, raios X, raios gama, etc., pode converter-se em energia térmica por absorção. Porém, só as radiações infravermelhas são chamadas de ondas de calor (Ferreira 2002).







Radiação Electromagnética


Segundo Instituto de Física (2006), a transmissão de energia na forma de ondas, contendo um componente elétrico e outro magnético, pode ser produzida pela aceleração de uma carga elétrica num campo magnético. O espectro da radiação eletromagnética engloba a luz visível, os raios gama, as ondas de rádio, as microondas,os raios X, ultravioleta, infravermelho. Esses nomes indicam áreas do espectro divididas com fins didáticos e práticos, pois o espectro é contínuo e não há diferenças abruptas entre as formas de radiação e todas são basicamente o mesmo fenômeno físico. Por exemplo, todas se irradiam pelo espaço com a mesma velocidade, conhecida como “velocidade da luz”, de cerca de 300 mil km/s. As diferenças estão no comprimento das ondas e na freqüência da radiação, que fazem com que tenham diferentes características, como o poder de penetração dos raios X ou o aquecimento do infravermelho. Uma fonte de radiação, como o Sol, pode emitir luz dentro de um espectro variado.
A natureza da radiação foi um mistério para os cientistas durante muito tempo. No século passado, J.C. Maxwell propôs que essa forma de energia viaja pelo espaço na forma de um campo oscilatório composto por uma perturbação elétrica e magnética na direção perpendicular às perturbações.




Campo Oscilatório

Na figura acima, vemos oscilações no campo elétrico (vermelho), e no campo magnético (azul), que são ortogonais entre si - o campo elétrico fica no plano XY; o magnético no plano XZ. A onda está viajando na direção X. Uma onda eletromagnética pode ser definida em termos de sua freqüência de oscilação, designada pela letra grega nu (v). A onda move-se em linha recta com uma velocidade constante (a velocidade da luz, c); a distância entre picos sucessivos é o comprimento da onda, λ, que é igual à sua velocidade dividida pela sua freqüência, λ = c / ν.
O espectro eletromagnético cobre um intervalo enorme em comprimentos de onda, de comprimentos muito pequenos a comprimentos muito grandes, conforme se pode ver na figura abaixo.

Comprimento de onda

A única região do espectro para a qual nossos olhos são sensíveis é a região do "visível", identificado pelas cores do arco-íris.
O sol não é o único objeto que produz energia de radiação; qualquer objeto que estiver a temperatura maior do que 0ºK irá emitir alguma radiação (INSTITUTO DE FÍSICA, 2006).

Sem comentários:

Enviar um comentário